

Nesta foto temos uma visão da Av. Rodrigues Alves totalmente arborizada, em toda a sua extensão havia bancos embaixo das árvores, onde os moradores aproveitavam a sombra . Mas ocorreu um fato curioso relatado pela maioria dos idosos. Por conta desta arborização surgiu um inseto que passou a incomodar a vida dos moradores, causando transtornos para as pessoas que buscavam descanso. Este inseto entrava até nos olhos dos traseuntes da Av. Rodrigues Alves, causando muita irritação e dor.
No cenário nacional, o país atravessava um momento politicamente delicado , estava ocorrendo uma série de denúncias de corrupção ao então presidente Getúlio Vargas. O seu opositor era o deputado Carlos Lacerda, que não se cansava de realizar discursos acusando o presidente. Apesar das denúncias, Vargas sempre gozou de apelo popular, era um lider carismático, e o povo não simpatizava muito com o estilo histrônico de Carlos Lacerda. Por conta desta situação os moradores de Bauru, resolveram apelidar o mosquito que habitava as árvores da Av Rodrigues Alves como "Lacerdinha".
Este fato insólito, evidencia de forma jocosa a relação dos moradores da cidade com a política. Vargas era muito querido em Bauru, segundo o relato da Srª. Alice Chioca, foi ele quem inaugurou o prédio da ferrovia na qual ela esteve presente.
Mas embora os moradores tivessem arrumado um apelido engraçado para o inseto, a situação em si, não era nada cômica, os moradores setiam-se incomodados e irritados com a sua presença. Para dar fim ao imenso incomodo, a Prefeitura simplesmente derrubou todas as árvores, acabando com uma bonita paissagem. Segundo o Prof. Osmar Cavassan, botânico, que nos acompanhou no passeio pelo centro histórico, essa espécie de árvore não era apropriada para o clima de Bauru, seria muito mais correto se a prefeitura tivesse substituido as árvores por uma outra espécie.
Inseri este episódio, por que o acho sintomatico na história desta cidade, inúmeros outros relatos, configuram e corroboram a imagem de descaso sobre o passado. Há cidade vai sendo esfacelada em sua história.


Nenhum comentário:
Postar um comentário